- Nome científico: Lychnophora ericoides
- Também é conhecida por: falsa arnica, arnica-da-serra e candeia
- Origem: Brasil
- Como ela é: arbusto de até 2 metros de altura, com folhas finas e flores brancas
- Partes com princípios terapêuticos: folhas, flores e raízes
Original de regiões de clima árido, a arnica brasileira foi incluída na lamentável lista das espécies ameaçadas de extinção.
"Identificamos nas raízes princípios analgésicos. E nas flores e folhas, substâncias antiinflamatórias", descreve o farmacêutico Pierre Alexandre dos Santos da Universidade de São Paulo.
BOCHECHOS TERAPÊUTICOS
O efeito não vale apenas para dores musculares. É também um excelente remédio para tratar gengivites e complicações na erupção dos dentes do siso.
FARMÁCIA CASEIRA
Prepare a tintura
Em 100 g de folhas (secas ou frescas) despeje 1/2 litro de álcool de cereais e 1/2 litro de água. Tampe a mistura e deixe-a descansando em local longe da luz por 15 dias. Depois coe e coloque em um vidro escuro. Bem vedado, o remédio dura cerca de um ano.
!Atenção!
Nem pense em fazer chás com as folhas de arnica ou beber a tintura. Isso porque certas substâncias da planta são extremamente tóxicas quando ingeridas. Os efeitos são vômito, fraqueza, aumento da pressão arterial e dores abdominais. Além disso, não tome sol depois de aplicá-la na pele, pois há o risco de irritãções ou reações alérgicas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado!.